Amom Mandel é reconhecido, em premiação, por trabalho que reúne sustentabilidade e desenvolvimento

Parlamentar recebeu homenagem da Frente Parlamentar da Economia Verde, em Brasília, e defendeu que defesa do meio ambiente deve ser pauta central na sociedade e no Congresso Nacional

Brasília/DF – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) recebeu homenagem da Frente Parlamentar da Economia Verde, nesta quarta-feira (08/10), em Brasília. Em seu discurso, ele destacou a importância em transformar a defesa do meio ambiente em regra na sociedade e no Parlamento, assim como acabar com a falsa oposição entre economia e meio ambiente.

“Precisamos combater a falsa dicotomia de que quem apoia o meio ambiente é contra o desenvolvimento. A Constituição é clara: só há iniciativa econômica legítima se houver sustentabilidade – financeira, fiscal e ambiental. A ciência também mostra que não há desenvolvimento de longo prazo sem exploração sustentável dos recursos. Só há prosperidade econômica duradoura quando há equilíbrio ambiental”, ressaltou o parlamentar.

Representante do maior estado da Amazônia Legal, Amom reforçou que os impactos das ações não sustentáveis são sentidos diariamente na vida das pessoas. Relembrou que em diversas ocasiões os impactos de iniciativas sem planejamento ambiental foram sentidos de perto pela população – tanto na geração de empregos, que não se sustentam, quanto na saúde pública. Portanto, medidas responsáveis de preservação e conservação ambiental não devem ser exceção.

“Apoiar o meio ambiente e a economia verde infelizmente virou algo que precisa ser premiado. Aquilo que deveria ser a obrigação de todos virou uma exceção. Por isso, iniciativas como a da Frente da Economia Verde, liderada pelo deputado Arnaldo Jardim e por tantas instituições aqui presentes, são fundamentais. Esses grupos fazem a diferença porque, mesmo quando são minoria, representam a exceção que mantém viva a esperança de um futuro sustentável”, afirmou.

A premiação reconhece personalidades e instituições que se destacam na promoção da sustentabilidade ambiental e da economia verde no Brasil. O reconhecimento a Amom ocorre em razão do trabalho desenvolvido pelo parlamentar desde o início de seu mandato, com destaque para o projeto Galho Forte, iniciativa que atua na recuperação de áreas degradadas, conscientização ambiental e promoção de políticas públicas voltadas à preservação da Amazônia.

Representatividade no Congresso

Conhecido por uma postura independente e compromisso com a causa ambiental, Amom é autor ou coautor, apenas em 2025, de mais de 50 projetos de lei ligados à pauta. Os temas vão desde a proteção dos povos tradicionais até questões relacionadas à gestão pública, transparência e redução de burocracias que impactam políticas de sustentabilidade.

Entre os destaques, estão:

PL 3443/2025, que cria a Política Nacional de Proteção Integrada da Amazônia;

PL 3392/2025, voltado aos direitos socioambientais de pescadores artesanais;

PL 3512/2025, que estabelece metas para redução das emissões de metano;

PL 4899/2024, que institui a Política Nacional de Conectividade Sustentável para comunidades remotas;

PL 4459/2024, que torna obrigatória a educação ambiental nas escolas da Região Norte