Amom Mandel e Matheus Garcia visitam comunidade indígena e levam ação educativa a Tefé

Programação junto ao povo Kokama teve entrega brinquedos no Dia das Crianças e apresentação do projeto Galho Forte como alternativa para unir tecnologia e preservação ambiental

Tefé/AM – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) prestou contas das ações de seu mandato voltadas à proteção e defesa dos direitos dos povos indígenas, neste domingo (12), durante visita à Aldeia Nova Esperança, do povo Kokama, em Tefé (AM). Ao lado do coordenador do projeto Galho Forte, Matheus Garcia, ele apresentou a iniciativa de educação ambiental que mobilizou o município ao longo do fim de semana.

Durante o discurso, o deputado enfatizou o compromisso com os povos originários e seus direitos, relembrando pautas sensíveis para essa população, como o Marco Temporal e o chamado PL da Devastação – propostas às quais ele votou contra, seguindo o entendimento das comunidades indígenas.

“Contem comigo para ajudar essa comunidade. Vocês têm um deputado que olha por vocês, que é a favor de que os indígenas explorem o seu próprio território, e não pessoas de fora. Vocês têm uma voz dentro do Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados. Mesmo sem encontrar vocês antes, eu fui o único de todo o Amazonas a destinar recursos para o Ministério dos Povos Indígenas, e com esses recursos conseguimos garantir a melhoria da proteção dos povos indígenas do nosso estado.”

Amom destinou R$ 1,5 milhão para ações de regularização fundiária em territórios tradicionais e defesa dos direiros das populações indigenas do Amazonas. Outras emendas como os R$5,1 milhões enviados para a melhoria da saúde do município de Tefé, como contou coordenadora da Escola Municipal Indígena Santa Cruz, Lena Gomes Cordeiro.

“Estamos muito felizes em receber esse evento aqui no nosso território. Talvez o senhor, deputado, nem saiba como esse trabalho lindo que o senhor está fazendo impacta na nossa vida. Aconteceu recentemente um acidente com uma criança que fraturou o braço, e, se não houvesse capacidade no hospital de Tefé, nós teríamos problemas por falta de assistência. Mas, como há, com a sua ajuda, o município deu assistência, está tratando nossa criança, e estamos muito gratos”, declarou.

Galho Forte em Tefé

Matheus Garcia ressaltou a importância dos povos indígenas para a preservação da floresta e destacou o papel de propostas como a do Galho Forte em criar um elo entre preservação ambiental e tecnologia. Segundo ele, graças a uma articulação entre a coordenação do projeto, a Prefeitura de Tefé e empresários da indústria, o município poderá, em breve, receber impressoras 3D para viabilizar o reaproveitamento de resíduos plásticos.

“Já estivemos em Parintins em uma ação que recolheu o isopor do pós festival e estamos aqui em Tefé onde fizemos uma gincana educacional para que as crianças aprendam educação ambiental. Me coloco a disposição de vocês para estar conversando, ouvindo demandas dos povos originários, os reais fundadores do Amazonas”, reforçou Matheus Garcia.

Amom e Matheus também participaram, ao lado do prefeito de Tefé, Nicson Marreira, da confraternização dos times da Barreira de Baixo, campeões dos Jogos Interculturais Indígenas, nas categorias futebol e tiro com arco. Centenas de crianças das comunidades do entorno receberam brinquedos e participaram de uma tarde de lazer e brincadeiras em comemoração ao Dia das Crianças.